Vídeo - "Cloud Mouse" - Navegação em 3D numa Núvem!


Uma nova forma de navegar pela internet pode estar surgindo. Antecipe-se e conheça um dos projetos da poderosa Microsoft para a computação em nuvens.
A Microsoft lançou durante a TechFest 2010, um protótipo que promete revolucionar a forma como navegamos. Chamado de Cloud Mouse, pois finalmente a empresa percebeu que a computação em nuvens é o futuro.
Com o Cloud Mouse será possível navegar pelo computador ou internet como se estive num grande túnel. Ao mover o mouse para determinados lugares, novos ângulos de visão de aplicativos, perfis em redes sociais, imagens e muito mais são possíveis, dando a impressão de que você está imerso na tela.


A Microsoft Research Asia e a Microsoft Research Cambridge (centros de pesquisa e inovação da empresa) apostam que a nuvem será um ambiente rico onde as experiências imersivas serão extremamente envolventes. Por isso, o projecto Cloud Computing: New Cloud-Computing Interaction investe nesse conceito e aposta no desenvolvimento da tecnologia 3D para sair do papel.
De acordo com Richard Harper, um dos principais desenvolvedores do projeto, “um desktop bidimensional não é mais suficiente para capturar ou converter em tempo real os relacionamentos entre informações, pessoas ou lugares. A computação em nuvem chama para uma nova interação com o metaverso e, para isso, necessitamos de tecnologias de troca”.


Portanto, a maior intenção deste novo hardware é fazer o usuário sentir-se dentro da nuvem e, com isso, conseguir interagir da forma mais natural e eficiente possível. Agregando as tecnologias de telas tácteis, projectores em três dimensões, realidade aumentada e muito do que ainda está por vir, o mouse seria como um controle remoto para todas as novas tecnologias.
Como se pode observar no vídeo, o Cloud Mouse não tem fio, por isso o campo de utilização não fica restrito a alguns centímetros de cabos. Para aumentar a experiência de uso, sempre que se realiza algum movimento, vibrações ou sons ajudam a ter mais controle e sensibilidade nos movimentos.
Com alguns movimentos pré-estabelecidos, é possível realizar diversas acções, como arrastar objectos, iniciar uma conversa ou compartilhar arquivos.


Sem dúvida, a ideia de transportar o usuário para a núvem é genial, pois como nunca, será possível conhecer a extensão e as possibilidades da internet e da tecnologia.

Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores