Os "porquês" do nosso organismo?!


O corpo humano, essa “máquina” que entra em funcionamento de forma perfeita, e em incrível sintonia de todos os sistemas, desperta muitas incógnitas em nós que a possuímos, por isso, reuni alguns “por quês” do nosso organismo, para aqui postar. Abaixo, confira.

Por que, de repente, as orelhas ficam “mais quentes”?

Porque tem uma grande rede circulatória e uma pele bem fina, o que deixa mais visível o sangue que passa por lá. Por isso, basta à pessoa ter um aumento da espessura dos vasos sanguíneos para as orelhas aquecerem.

Por que o corpo todo dói, quando nos constipamos?

É um efeito colateral dos componentes químicos que o corpo mesmo gera, com a função de proteger o organismo e combater infecções do resfriado ou gripe.

Por que urinamos mais no inverno?

Porque o corpo transpira menos, e é necessário liberar os líquidos presentes no corpo, então urinar mais se torna outra forma de liberar os líquidos acumulados no organismo.

Por que bocejamos?

Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbónico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo se equilibra. Isso porque a quantidade de oxigénio na corrente sanguínea aumenta.

Por que quando as feridas estão sendo cicatrizadas, nos dá vontade de coçar?

Na verdade, a comichão faz parte do processo final da cicatrização das feridas. As cascas são apenas crostas de sangue ressecadas. A maioria dos médicos acredita que, durante a cicatrização, algumas fibras nervosas que servem de mediadoras, tanto para a dor quanto para a comichão, ficam irritadas e inflamam, causando a coceira. Em feridas profundas, causariam dor.

Por que o estômago faz barulho?

É quando sentimos cheiro ou imaginamos um alimento, e o cérebro manda uma informação para que o organismo se prepare para receber o alimento. O barulho que escutamos é provocado pelo estômago e intestino delgado, que passam a se contrair e relaxar várias vezes, no chamado movimento peristáltico. Esse movimento provoca a agitação dos gases e líquidos contidos em seu interior, resultando no “ronco” do estômago.

Por que os pés de alguns exalam um odor?

O cheiro é provocado por bactérias existentes na nossa pele que absorvem a humidade e excretam as sobras, produzindo um odor forte. É perfeitamente normal ter bactérias em sua pele, e elas geralmente não produzem um odor perceptível, mas a transpiração as atrai e lhes dá bastante alimento.

Por que trememos quando estamos com frio?

Exactamente para nos aquecer. O cérebro manda uma mensagem para nossos nervos, ordenando que os músculos se movimentem para que assim o corpo se aqueça.

Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores