Japoneses criam DVD de 25TB multiplicando mil vezes a capacidade de armazenamento de um Blu-Ray


Um grupo de cientistas japoneses anunciou que seria capaz de multiplicar mil vezes a capacidade de armazenamento de um Blu-Ray simplesmente aplicando uma capa metálica especial a um DVD. O Blu-Ray parecia o dispositivo ideal para substituir o velho disco de 4.7GB mas a guerra entre os discos ainda não terminou. Quando chegar ao mercado, este super DVD de 25 TB não necessitará de novos leitores.
A tecnologia não pára de surpreender a cada momento. Quando parecia que os DVD estavam mortos, os japoneses demonstram que o clássico disco não só não está acabado como tem muito para oferecer, inclusivé mais que o seu teórico sucessor − o Blu-Ray.
Shin-ichi Ohkoshi, líder do projecto e professor de química da Universidade de Tóquio, explica que pintando um material variante do óxido de titânio no DVD, que pode conduzir ou não electricidade dependendo da exposição à luz deste composto, pode ampliar-se a capacidade do DVD tradicional até mil vezes a de um Blu-Ray. São 25 mil Gigabytes num disco que poderíamos utilizar nos nossos reprodutores sem sequer ser necessário adaptações estranhas nem alterações ao formato dos ficheiros.
Shin-ichi Ohkoshi

Além disto, Ohkoshi garante que o óxido de titânio, necessário para estes mega DVD, custa a centésima parte do composto de germânio, antimónio e telúrio que utilizam os Blu-Ray recarregáveis e os DVD actuais.
Este projecto ainda se encontra numa fase inicial pelo que demorará alguns anos a chegar ao circuito comercial. De qualquer modo, os investigadores já estão em conversações com empresas do ramo para produzir estes novos discos.

Fonte

1 comentários:

Anónimo 10 de julho de 2010 às 21:02  

Esta notícia é surpreendente. Nessa altura os meus HD estarão completamente obsoletos.

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores