Descobertas científicas que nos esperam

Computador de DNA



O material genético que constitui os seres vivos tem uma capacidade incrível de armazenamento de informações. Um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo, por exemplo. Agora imagine um computador com este tipo de armazenamento de imagens, documentos, sons e vídeos, em um espaço minúsculo. Por este motivo, os computadores de DNA são uma das criações mais aguardadas do século, mas que ainda está em sua fase inicial de testes, com protótipos-conceito, apenas.

Base permanente na Lua



Desde os primeiros passos do homem na Lua, cientistas pensam em colonizar o satélite da Terra. Entretanto, por motivos económicos e técnicos, o projeto nunca foi levado para a frente, mas a Nasa, tem planos de construir uma base permanente na Lua até 2024. Infelizmente o presidente Obama recentemente vetou o orçamento da Nasa para o retorno a lua. A agência européia, ESA, também tem planos para 2025, mas os projectos são criticados por muitos cientistas, que acreditam que o orçamento das caríssimas missões deveriam ir para projetos diferentes.

Transplantes de cabeça



Esta bizarra cirurgia poderia ser a resposta para praticamente todas as doenças que afetam o corpo humano, fora as da cabeça, que seria implantada no corpo de um doador. Entretanto, pesquisadores ainda não conseguiram desenvolver uma maneira eficiente de ligar a espinha dorsal à nova cabeça – ou seja, o corpo ficaria paraplégico. A cirurgia já foi realizada com algum sucesso em ratos, cães e macacos, e traz à tona questões éticas: se houvesse poucos doadores de órgãos, um corpo inteiro, com vários órgãos saudáveis indo para o transplante de apenas uma pessoa seria um ‘desperdício’, por exemplo.

Energia limpa



Com todos os problemas trazidos pelo uso de combustíveis fosseis, além do seu custo cada vez mais alto, a criação e o uso exclusivo de tipos de energias limpas torna-se cada vez mais importante. Embora o uso de tipos de energia alternativos estejam a tornar-se mais comuns, os combustíveis fosseis ainda correspondem a cerca de 85% de toda a energia usada no planeta. Métodos de energia limpa que já existem são a solar, eólica, geotérmica, e muitas outras, que precisam ser aperfeiçoados para que sejam utilizados em grande escala, substituindo os combustíveis utilizados actualmente.

Missão tripulada para Marte



Levar humanos para Marte é uma obsessão do campo científico já há algum tempo, mas a primeira missão tripulada para o planeta vermelho ainda não aconteceu. A missão poderia obter conhecimentos mais aprofundados sobre o planeta, e muitos especialistas acreditam que uma base permanente em Marte seria mais útil do que na Lua . O problema é que a viagem para o planeta é cem vezes mais longa do que a para o satélite da Terra, e o clima do planeta é bastante diferente e de difícil adaptação para as naves espaciais. A Nasa e a agência européia pretendem mandar missões para o planeta vermelho até 2030, enquanto a agência espacial russa tem planos de mandar a primeira missão tripulada para lá em 2020.

Elevador espacial



É claro que nós preferimos enviar coisas para o espaço através de um canhão espacial, mas um elevador espacial funcionaria como uma ligação melhor entre a Terra e as naves espaciais, e facilitaria muito as viagens ao espaço. Os planos de criação da construção variam, mas geralmente o enorme elevador seria construído e ligado a estações espaciais em órbita, funcionando como um meio de transporte de humanos e carga, facilitando e tornando mais baratas as viagens. Os planos para a construção do elevador são para o início da década de 30.

Teoria de tudo


Esta teoria da física explicaria a ligação entre as quatro forças fundamentais conhecidas actualmente: a eletromagnética, a força nuclear fraca, a força nuclear forte e a gravidade. A teoria das supercordas explica os princípios básicos da natureza, mas a teoria de tudo seria um grande pulo nos conhecimentos humanos sobre a física.

Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores