Espanha inaugura laboratório para criação de órgãos humanos


Foi inaugurado em Madrid (Espanha) na passada terça-feira, um laboratório pioneiro na criação de órgãos bioartificiais com células-tronco.
"Trata-se do primeiro laboratório do mundo destinado a produzir órgãos bioartificiais com células-tronco adultas para transplantes", assegurou a ministra da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia. "O objectivo é esvaziar os corações e outros órgãos humanos inaptos para transplantes de seu conteúdo celular e recelularizá-los com células-tronco do paciente que possam reconstruir o interior do órgão", explicou o dr. Francisco Fernández Avilés, chefe do serviço de cardiologia do hospital Gregorio Marañón, que abriga o novo laboratório.
"A criação de órgãos artificiais é uma terceira via que se acrescenta ao transplante de órgãos humanos e o implante de órgãos artificiais", explicou, por sua vez, Rafael Matesanz, director da Organização Nacional de Transplantes (ONT).
Segundo ele, "o transplante deste tipo de órgãos, que poderá acontecer entre 5 e 10 anos, acabaria com dois problemas. Um deles é a falta de doadores ou de órgãos idóneos para o transplante, o outro é a rejeição do órgão transplantado por parte do paciente, já que as matrizes são inertes e não possuem nenhuma capacidade de resposta imunológica".
O objectivo deste laboratório é criar um banco de matrizes, que podem ser conservadas durante meses e com as quais serão construídos novos órgãos à medida da necessidade dos pacientes.
A Espanha é líder mundial na doação de órgãos para transplantes desde 1991 e tem o melhor modelo de transplantes do mundo. Além disso, a Espanha faz parte do chamado "G4" da medicina regenerativa, junto com os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Fonte

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores