Foi descoberto o segredo do sorriso de Mona Lisa


Caiu um dos maiores mistérios da história da arte. Desde o século XVI, quando Leonardo Da Vinci realizou a pintura, o rosto de Mona Lisa intriga os pesquisadores. Enquanto alguns juram observar um ar de seriedade, outros vêem um tímido sorriso. Dois neurologistas espanhóis chegaram à solução do conflito: os dois lados estão certos. Os nossos olhos captam os dois sinais – o sorriso e a seriedade – e os embaralha na hora de mandá-los para o nosso cérebro.
Antes da descoberta dos neurologistas, a ciência já se havia debruçado sobre o mistério. Em 2005, cientistas da Universidade de Amsterdão haviam desenvolvido um algoritmo de computador que mostrou que: Mona Lisa é uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada.
Mas desta vez os pesquisadores foram atrás da percepção humana sobre o sorriso, e não a de um computador. Segundo Luiz Martinez Otero e Diego Alonso Pablos, do Instituto de Neurociência de Alicante, na Espanha, as muitas células da nossa retina capturam diferentes categorias de informações, como tamanho, claridade, brilho e localização no nosso campo de visão. Algumas vezes, um dos sinais captados ganha mais força que o outro e vemos o sorriso ou não.
Eles chegaram à conclusão ao comparar como a luz afecta o nosso julgamento sobre o humor de Mona Lisa. Para alguns voluntários, eles mostraram um cartão negro durante 30 segundo e pediram para analisar o sorriso em seguida. Para outro grupo eles mostraram uma tela branca antes da análise. Os voluntários que tiveram as células da retina sensibilizadas pelo branco do cartão viram mais o sorriso do que o grupo que tinha os olhos acostumados com o negro.
Os cientistas também mostraram como o tempo do olhar altera a percepção do sorriso. Com mais de um minuto para olhar a pintura, os olhos dos voluntários acabavam por se focar no lado esquerdo da boca, vendo o sorriso.
A conclusão é de que o segredo do sorriso de Mona Lisa está mais na nossa cabeça do que na pintura de da Vinci. Mas um mistério ainda resta: será que esta dúvida toda foi intencional?

Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores