Os dias na Terra ficaram mais curtos por causa do terremoto


O violento sismo que sacudiu o Chile na madrugada de 27 de Fevereiro terá alterado o eixo de rotação da Terra e encurtado ligeiramente os dias, indica a NASA.
Segundo divulgado hoje pela NASA, o cientista Richard Gross usou um modelo complexo para calcular como a rotação da Terra deve ter mudado como resultado dos tremores.
Ele e a sua equipa do Jet Propulsion Laboratory (JPL) chegaram a um cálculo preliminar de que o terremoto deve ter encurtado o comprimento do dia terrestre em 1,26 microssegundos (cada microssegundo é igual a um milionésimo de segundo).
Mais impressionante do que isso é o quanto o tremor moveu o eixo da Terra. Gross calculou que o eixo geométrico da Terra teve variação de 8 centímetros. É importante ressaltar que o eixo geométrico é diferente do eixo magnético (eles são separados por cerca de 10 metros).
Isso acontece, pois os grandes terremotos geralmente causam a mudança de posicionamento de centenas de quilómetros de rocha, mudando a distribuição de massa do planeta, o que afeta a rotação.

Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores