Descoberta Surpreendente nas pinturas de Giotto em Florença!


Restauradores usando raios ultravioletas redescobriram magníficos detalhes originais das pinturas de Giotto na capela Peruzzi, na igreja Santa Croce, em Florença, que tinham ficado ocultos durante séculos.

"Descobrimos um Giotto secreto", disse Isabella Lapi Ballerini, directora do Opificio delle Pietre Dure, de Florença, um dos mais respeitados laboratórios de restauração de arte no mundo.

Mais de uma dúzia de restauradores e pesquisadores iniciaram no ano passado um projecto ambicioso de para averiguar as condições da capela de 12 metros de altura, que Giotto pintou por volta do ano 1320.
O objectivo do estudo, financiado em parte por uma doação da Fundação Getty, de Los Angeles, era recolher informações sobre a capela de 170 metros quadrados. As informações seriam usadas para orientar uma restauração futura.
Durante o projecto, que durou quatro meses, restauradores trabalhando sobre três andares de andaimes de aço descobriram que, quando olharam as pinturas sob luz ultravioleta, puderam descobrir detalhes espantosos que não são visíveis a o olho nú.

"Foi algo realmente surpreendente", disse Cecilia Frosinini, coordenadora do projeto que estudou as cenas das vidas de São João Evangelista e São João Batista.

"Sabíamos que poderíamos obter resultados muito interessantes do diagnóstico científico, mas, quando olhámos as pinturas sob a luz ultravioleta, de repente essas pinturas muito gastas, estragadas por restaurações antigas, ganharam vida nova".

Acredita-se que as pinturas feitas por Giotto na capela lanciforme exerceram grande influência sobre Michelangelo, que nasceu quase 140 anos após a morte de Giotto e que pintou a Capela Sistina no início do século 16.

Fonte

2 comentários:

Anónimo 3 de janeiro de 2011 às 21:27  

lindo concordo plenamente em giotto

Nelson Salvador 4 de janeiro de 2011 às 01:32  

É surpreendente o facto de que depois de todos estes anos, grandes obras ainda nos continuem a surpreender com novos promenores e mensagens incríveis! Giotto é fantástico!

:)

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores