Já é possível o controlar o seu avatar com a mente


Uma empresa australiana apresentou uma interface cérebro-computador que permite o controle de avatares com a mente.
O produto é a novidade da Guger Technologies e será mostrado na CeBIT 2010, a feira mais importante de produtos electrónicos da Europa, que reúne os principais fabricantes de hardware e software em Hannover, na Alemanha.
Para fazer o aparelho funcionar é preciso usar uma espécie de touca que age como um eletroencefalograma, medindo os impulsos eléctricos do cérebro que são então convertidos em sinais de controle.
Dispensando o uso de rato, teclado e joystick, a interface permite brincar com o universo virtual do Second Life, por exemplo. Também é possível usar o aparelho para escrever e utilizar outros jogos virtuais, como ping-pong (como na foto abaixo).


Para funcionar, é preciso primeiro treinar o aparelho para cada usuário – o que não leva muito tempo. A G.tec criou um sistema para que a interface possa relacionar os sinais cerebrais específicos do usuário às acções do jogo.
Símbolos diferentes são colocados numa tela, cada um deles representando uma acção - como virar para a esquerda ou direita, pular, falar. Eles são iluminados numa ordem aleatória, de forma que você preste atenção num deles de cada vez. Ao focar num símbolo especifico, a resposta é induzida, de forma que a máquina pode reconhecer qual impulso será válido para cada símbolo.
Uma das funções mais importantes desse tipo de interface é dar apoio a pessoas com algum tipo de dificuldade de comunicação (como alguma deficiência física). A própria G.tec desenvolve produtos com essa finalidade.
Veja no vídeo abaixo o controle de um avatar por meio de sinais cerebrais

 
Fonte

0 comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

A minha foto
Artes Plásticas e Multimédia

Publicações mais recentes

Pesquisas Frequência X

Arquivo Frequência X

Seguidores